Você já teve a pretensão de conduzir com um melhor conforto e tranquilidade, sem aquela chateação de conduzir veículos que possuem uma embreagem pesada que unicamente causa desconforto e muita irritação? Então está na hora de adquirir um automóvel com câmbio dualogic!
Além de ser mais macio e mais confortável com o intuito de se conduzir, inclusive é capaz de ser demasiadamente útil para aquelas pessoas com determinado tipo de deficiência ou dificuldades para se locomover, sem mencionar que existem excepcionais modelos com preços demasiadamente acessíveis.
Neste artigo, A gente vai mostrar para você o que é uma alavanca de câmbio automática, os excelentes benefícios e, inclusive, os muitos tipos de caixas de câmbio que têm no mercado.
E aí, você está pronto?

Como opera a Caixa de Câmbio Automático

Anteriormente quase raros no Brasil, os carros que contam com caixa de câmbio automático adquirem cada vez mais espaço dentro do mercado de carros. Em tempos de no passado, existiam diversos receios justificados no que se refere à conservação e ao gasto de combustível dos veículos com esse perfil de transmissão, entretanto isso fica cada vez mais longe tendo em conta as evoluções tão presentes nos modernos câmbios automáticos, em especial tratando-se das marcas mais com foco em ter uma ótima qualidade e mais tempo de duração.
Nós vamos falar no que diz respeito à caixa de câmbio automática tradicional. Aliás, é preciso salientar uma questão essencial. O padrão das transmissões automáticas, que se tornou bem habitual nos carros, foi inventado por 2 brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos, no período de 1932, sendo a patente vendida à GM por mais ou menos dez mil dólares. Aliás, conta-se que eles recusaram a outra proposta de somente um dólar a cada automóvel automático que fosse comercializado, que claramente teria sido ainda mais vantajosa. O primeiro carro da GM com esse perfil de transmissão foi vendido em 1939. Em território brasileiro, o primeiro veículo que fez êxito foi o Ford Galaxie no final da década de 60.

Funcionamento da Caixa de Câmbio

Ao passo que o câmbio manual se vale de engrenagens de vários tamanhos e engatadas individualmente, o câmbio automático se baseia em um agrupamento de engrenagens planetárias, com tamanhos os mais variados possíveis e a todo o momento engatadas entre si, de forma que a relação da força provém sempre da ordem com que essas engrenagens estão sendo conectadas. O sistema é hidráulico e, também, faz emprego de um conversor de torque.
Cada uma das engrenagens planetárias possui três componentes muito fundamentais: a engrenagem coroa, a planetária e seu suporte e a engrenagem solar. É ao redor da engrenagem solar que as planetárias giram e o agrupamento ainda tem cintas para travar partes de todo conjunto de engrenagens.
Há inclusive um agrupamento de embreagens da parte interna, em banho de óleo, e freios que permitem, hidraulicamente, o acionamento das engrenagens corretas, criando dessa maneira as relações de marcha que permitirão o movimento do veículo.
Ainda por cima, o conversor de torque, presente nas caixas de câmbio automáticas que são empregadas nos dias atuais, é um tipo de uma bomba acoplada à caixa de marchas (que projeta o fluído hidráulico ao redor de todo o sistema), tendo o estator (que faz a direção do escoamento do fluído) e uma turbina (que obtem o fluído). O grande benefício deste equipamento é o aumento do torque do motor.
E, finalmente, é extremamente importante levar em conta que o câmbio automático atual possui inúmeros equipamentos eletrônicos de controle.

Você sabe o que é uma transmissão CVT?

transmissao-cvt As Transmissões Continuamente Variáveis (CVT) são famosas por dar uma experiência de direção bastante suave e melhorar consideravelmente a capacidade do consumo de combustível, seja ele álcool ou gasolina. Porém você tem noção de como esse perfil de transmissão opera?

De que jeito opera o câmbio CVT?

Uma Transmissão Continuamente Variável não tem relações de marchas constituídas por engrenagens fixas, como uma caixa de câmbio manual ou transmissão automática. Em vez disto, uma transmissão CVT possibilita que o motor do veículo funcione mediante as rotações por minuto (RPM) mais eficazes em uma sucessão de velocidades dos veículos. A função mais evidente para uma transmissão CVT é quando você está buscando garantir a máxima eficiência de combustível. Entretanto esta é uma explicação até singela demais para um sistema o qual abrange um pouco de complexidade.

Transmissão Continuamente Variável – Utilidades

Um câmbio automático CVT cessa com todas as engrenagens de um automóvel. No lugar de duas engrenagens, existem duas polias vinculadas por uma correia. O motor gira uma polia, e a outra é conectada para transportar a potência para as rodas. A particularidade principal é que o tamanho das roldanas pode mudar de pequeno para grande, com infinitas mudanças entre elas.
Desta forma, quando você conceber o acionamento do veículo, a polia do motor pequena e a outra grande, como uma relação da marcha inicial. Contudo como o carro vai ganhando velocidade, a roldana do motor é gradativamente reduzida em tamanho, bem como a outra polia vai ampliando de porte. Na verdade, você está mudando de marchas o tempo inteiro. Existem algumas maneiras demasiadamente diversas de conseguir a alteração no porte das roldanas, contudo o princípio essencial é permanentemente o mesmo.
O que isto significa para o motorista é que o motor é capaz de deslocar-se diretamente para o adequado ciclo de rotação para um certo tipo de situação. Esta gama de rotações é caracteristicamente a que fornece a maior eficácia, mais potência ou, logo, mais torque. Estando na melhor rotação, o motor somente conserva seus giros e os tamanhos das polias. O resultado disso é uma “tocada” ligeiramente mais suave, mais eficaz e muito mais veloz do que um câmbio automático que atua normalmente.

Transmissão Continuamente Variável vale realmente a pena?

Um automóvel com câmbio automático CVT vai ser bem mais eficaz no uso de combustível comparando-se a um automóvel usualmente usado, em particular no trânsito bem intenso ou sempre que você está alterando todo momento a aceleração. Necessita de ser mais suave e menos ruidoso ainda. Por outro lado, quanto mais vantagens você é capaz de obter do sistema CVT, mais você vai ter a impressão esquisita de estar aumentando a aceleração com a RPM do motor se mantendo a mesma. Se você pode conviver com isso sem qualquer tipo de problema, então uma transmissão CVT pode funcionar excelentemente para você, até melhor que um câmbio automático.

Câmbio DSG – Você já ouvir falar sobre?

Câmbio DSG (Direct Shift Gearbox), caixa de câmbio com mudanças de marchas direta, consegue combinar o que existe de mais avançado nos 2 tipos de transmissão, seja ela de modo automático ou manual, dando origem a um câmbio de altíssima eficiência, esportividade e, principalmente, conforto. Se você está cogitando adquirir um carro com esse tipo de caixa de câmbio, é muito essencial você dar uma olhada em relação ao modo que ela faz o seu funcionamento.

Funcionamento do câmbio DSG?

O início de funcionamento do câmbio automático DSG se apoia em duas embreagens que fazem o controle de dois conjuntos de engrenagens completos. É como se fossem 2 câmbios no interior de somente uma caixa de embreagem.
Sempre que estamos andando com o veículo em primeira marcha, a segunda já se encontra engatada. No momento da mudança, somente uma embreagem desconecta-se (A) e a outra faz a conexão (B). A alteração então, ocorre de maneira imediata.
Sendo assim, um grupo de engrenagens conta com a 1ª, a 3ª e inclusive a quinta marcha, ao passo que o outro conta com a 2ª, a 4ª e também a sexta. As variações irão intercalando, ora fazendo o uso de uma embreagem ora usando a outra num vai e volta sucessivo, até que consiga atingir a sexta ou sétima marcha em apenas determinados tipos de automóveis.
Nos dias recentes, praticamente todos os fabricantes contam com sua versão do câmbio de dupla embreagem, e concedem a eles diferentes designações comerciais, tal como PDK, com o modelo Porsche, PowerShift da Ford, TCT da marca Fiat, StepTronic do grande BMW, DSG das empresas VW e Audi e SpeedShift dos carros da Mercedes – todos com o semelhante princípio de operação.

Conheça o diferencial do câmbio DSG

A grande diferença em relação à câmbio automático DSG que conta com dupla embreagem, é a respeito do modo de funcionamento da embreagem: seca (dry) ou úmida (wet).
As embreagens umedecidas trabalham com base em óleo, e são empregadas para funções de alto torque, em que operam com mais energia e calor demasiadamente mais intenso e o óleo auxilia a dar uma esfriada no câmbio. Apesar disto, esse modelo de transmissão possui uma maior perda da parte mecânica, isso pois o óleo tem necessidade de ser bombeado por meio da caixa com o intuito de dar uma esfriada nas caixas de embreagens.
As embreagens secas, por sua vez, são bastante mais eficazes por causa do volume bastante diminuído de óleo bombeado no decorrer do sistema. Isso porque esse perfil de embreagem é projetado com o intuito de trabalhar com números de torque ainda mais baixos. A transmissão DSG do modelo da Volkswagen, por exemplo, faz uso da embreagem seca para motores com no máximo duzentos e cinquenta Nm (25, 5 mkgf), à medida que a Ford faz uso da embreagem seca em seu modelo PowerShift para funcionalidades de, similarmente, no máximo, 280 Nm de torque (28, 5 mkgf).

Conheça sobre o Câmbio Tiptronic

 cambio-tiptronic O câmbio automático Tiptronic é um sistema que exerce a substituição de marchas detectando a aceleração (km/h) e a rotação do motor (RPM). O câmbio automático (português brasileiro) ou modificações automáticas (português europeu) é um sistema usado em carros e motocicletas para troca de marchas efetuada pelo sistema de transmissão do veículo, que detecta a relação entre a aceleração (km/h) e o giro do motor (rpm) para decidir pela substituição automática da marcha. Desta forma, o sistema se propõe a preservar o giro do motor quase regular e o câmbio, automaticamente, realiza a substituição das marchas. Nos sistemas modernos com câmbio automático, a troca das marchas está praticamente despercebível ao condutor.
A partir deste momento, ele decide o momento certo para executar a troca de marcha, sendo utilizado nas montadoras Audi, Volkswagen e Porsche.
Os câmbios manuais empregam engrenagens de muitos tamanhos e engates individuais, em contrapartida com os automáticos que baseiam-se num sistema de planetárias, com vários tamanhos e engatadas entre si. No lugar da embreagem, o câmbio automático emprega um conversor de torque, elemento encarregada por transmitir a força do motor ao câmbio segundo a pressão em seu interior.

Sugestões fundamentais sobre o câmbio automático Tiptronic

A função Tiptronic pode deixar de funcionar, se o conector do sensor que realiza o acréscimo e redução de marcha encontrar-se muito mal encaixado. Efetue a verificação antes de tomar qualquer tipo de atitude.
Os veículos que contém transmissão automática jamais devem ser rebocados com todas as rodas no solo.
Veículos com câmbio automático não podem pegar no tranco.
Tente manter o índice de óleo do câmbio conforme as indicações do manual do proprietário.
O câmbio automático Tiptronic tem dois trilhos para seleção para realizar as alterações de marcha.
As posições P, N, R, D podem ser escolhidas costumeiramente, no trilho esquerdo do console.
No trilho direito do console central do carro, a modificação de marchas é efetuada manualmente.
A fim de aumentar as marchas, basta dar um toque na alavanca em direção ao ícone (+) ou para as reduções posicionar para a posição (-).
Geralmente, o câmbio automático apresenta as decorrentes alternativas:

    • P – Park: para estacionar, recomendado para conceder a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
    • R – Reverse: ré.
    • N – Neutral: ponto morto. Posição que é capaz de ser empregada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
    • D – Drive: para movimentar o automóvel para frente, usado na maior parte do tempo de condução.
    • 4 – 3 – 2 – 1: Posicionamentos que possibilitam o travamento das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é usado em situações excepcionais na ocasião em que o automóvel muda muitas vezes de uma marcha para outra.

Câmbio manual – Conheça a respeito

No sistema de Câmbio mecânico, a marcha adequada para o deslocamento veicular é selecionada mediante o posicionamento da alavanca do câmbio, fixada na cabine do motorista. Consoante o padrão do veículo, ela pode ser auxiliada por válvulas pneumáticas ou hidráulicas.
A alavanca da caixa de câmbio funciona com um dispositivo de escolha de marcha e engate simultâneo à embreagem. Na execução de troca de marcha, a tarefa da utilização da embreagem é a de suspender o torque do motor. Isto é, o motor e a transmissão são desconectados, ao longo da mudança de marcha (de jeito que o motor é capaz de prosseguir operando, mesmo se o veículo encontrar-se parado), e reconectado, gradualmente, por meio da embreagem.
O deslocamento da alavanca de marchas para o lado elege as hastes (escolha das marchas). Caso a alavanca seja movimentada para frente, faz engrenar uma certa marcha para o veículo avançar. Caso ela seja movimentada para trás, engrena a marcha à ré.

Saiba as vantagens do câmbio manual

    • Automóveis com câmbio mecânico são mais econômicos e mais baratos em comparação aos automáticos.
    • A caixa de câmbio manual permite o maior número da marcha que o automático.
    • A preservação do sistema de transmissão mecânica é mais em conta, não exigindo mão de obra especializada.
    • Em automóveis instalados com câmbio manual, o consumo de combustível é inferior ao automático, particularmente em perímetros que impõem o uso frequente da embreagem, como os perímetros urbanos.
    • Em comparação aos veículos que contém transmissão automática de marchas, o aproveitamento do câmbio mecânico é melhor.

Dificuldades em relação à caixa de câmbio manual

A marcha não entra
Este problema é muito normal em transmissões manuais. Quando o pedal da embreagem é acionado, a marcha não engata, ou seja, não muda. Pode ocorrer com o veículo parado ou no momento em que o condutor precisa realizar a troca de marcha.
Barulhos no câmbio em ponto morto
Um nível, de fluido demasiadamente baixo – ou uso de lubrificantes não adequados – também pode gerar ruídos, mesmo quando a transmissão está em ponto morto. Em sistema de câmbio mecânico, é inclusive um sinal de que algumas peças são capazes de estar desgastadas e carecem de ser alteradas.
Transmissão não responde bem
Caso a transmissão seja manual, pode-se notar que após fazer a mudança de velocidade (marcha), o carro acelera, porém não se desloca tão rápido quanto o motor está empurrando. Nessa situação, o problema pode ser apenas uma embreagem avariada ou pode ser outro motivo mais complicado.
Cheiro de óleo queimado
A presença de cheiro de óleo queimado pode indicar sobreaquecimento da transmissão. Em situações habituais, o fluido de transmissão não unicamente assegura a lubrificação, como faz a correção da temperatura ideal, não permitindo que os componentes fiquem queimados.
Em alguns automóveis, a caixa de marcha possui seu devido radiador refrescando e conduzindo o fluído para transportar o calor para bem longe da unidade de disco.
A principal razão para o sobreaquecimento na caixa de câmbio é o coeficiente de óleo inadequado para a transmissão. Outro motivo é capaz de ser a existência de sujeira no fluido e é necessário trocá-lo.

Câmbio Automático Dualogic

cambio-automatico-dualogic Você, certamente, já deve ter ouvido falar nos câmbios Dualogic. No Brasil, a Fiat lançou esse tipo de veículo para simplificar a mudança de marcha manual. Com o Dualogic, as alterações são feitas de uma forma mais rápida, contudo sem perder a potência do motor. Revela-se como um sistema que automatiza a mudança de marcha da caixa de câmbio manual.
Dentre os benefícios do câmbio Dualogic estão o menor utilização de energia, e, por conseguinte, de projeção de poluentes na atmosfera, e a potência do motor mantida ao longo das mudanças de marchas, que podem ser manuais ou automáticas.
A transmissão automatizada é uma opção de baixo custo ao câmbio automático e preserva o sistema mecânico convencional, minimizando desta forma inclusive os custos de preservação. Além dos carros, ela pode ser achada em caminhões e ônibus, inclusive.

Inconvenientes do câmbio Dualogic

Porém, esse tipo de câmbio não é perfeito. Há certos inconvenientes que desagradam a muitos donos.
Em uma das ocorrências, um Grand Siena 2012 apresenta luz de bateria acesa e alerta de dano no Dualogic. O problema somente acontece no momento em que existe troca de marcha e depois do sinal, o sistema passa a trocar de segunda para quarta ou unicamente conserva-se em ponto-morto, parando o automóvel.
Outro Grand Siena Dualogic, contudo de 2013, inclusive mostra complicações no automatizado. Ao engrenar a ré, o equipamento avisa para colocar em neutro e, inclusive, fica imóvel. A grande parte das ocorrências de erros no Dualogic são aliados ao sedã compacto, porém existem casos de Punto inclusive.
Neste último, por exemplo, uma unidade rodou os primeiros 2.000 Km com a avaria, sendo quinhentos quilômetros apenas em testes de concessionária. Sempre em viagem, o câmbio passava para o neutro e o motor desligava. A Fiat afirma que os casos foram atendidos na garantia e que os defeitos estavam relacionados com peças diferentes, não caracterizando vício sistêmico. Isto é, não tem necessidade de um recall.
Desde que o câmbio Dualogic foi apresentado, no ano de 2008, a Fiat normalmente faz atualizações no software com finalidade de eliminar as falhas que ocorriam na transmissão automatizada, realizadas nas autorizadas. Apesar disso, até hoje proprietários de Fiat falam de problemas de funcionamento – ou o câmbio não troca as marchas ou não engata nenhuma, mesmo em automóveis zero.

Comprar um Fiat com câmbio Dualogic – Vale a pena ou não

Você que deseja mais conforto e serenidade para guiar seu automóvel pelas avenidas e está pensando em adquirir um Fiat Dualogic deve pensar muito bem antes de adquirir um carro destes. Apesar do seu interior extremamente bem feito, ofertando conforto e muito espaço, não são poucas as reclamações sobre os veículos que contém sistema Dualogic. Os problemas relatados são inúmeros entre eles:

    • O câmbio não troca ou não engrena nenhuma marcha;
    • A ré não costuma funcionar;
    • O câmbio trava sempre no “Neutro”.
Você sabe tudo isso acerca do câmbio automático?

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