Você em determinado momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho certeza disto! Mas, na ocasião em que dizemos a respeito de suspensão, você pressupõe que é meramente uma mola relacionada à roda do automóvel. Certo? Errado! Veja o motivo!
Nós vamos falar aqui relativamente mais em relação aos 3 tipos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a mais adequada escolha para seu caro automóvel.
A suspensão vale a sua atenção, pois é um dos sistemas mais essenciais para o funcionamento adequado de um veículo. É exatamente ela quem assegura a estabilidade do carro e absorve os impactos do automóvel com o asfalto, assegurando um maior aconchego ao motorista e os passageiros.
É muito essencial que o motorista preste atenção no comportamento da suspensão de seu automóvel e a conserve com as suas adequadas revisões.
No Brasil, os 3 essenciais e mais usuais modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Mas, muitas pessoas não compreendem exatamente como funcionam estes três modelos de suspensão, as fundamentais propriedades e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais comum e dentro do imaginário daqueles que ambicionam rebaixar o seu automóvel, mas quem julga que ela é uma descoberta nova, está inteiramente equivocado!
Ela existe a contar dos anos 40, momento em que se procurava uma saída para aperfeiçoar a estabilidade dos veículos de competição nos Estados Unidos.
A preliminar suspensão a ar segura a ponto de manifestar uma utilização prática foi desenvolvida pela Firestone em particular para o último protótipo Stout Scarab Experimental, revelado no período de 1946, que inclusive foi o primeiro veículo com lataria de fibra de vidro no mundo.
O princípio era idêntico aos dos mecanismos contemporâneos: quatro bolsas de ar sobrepunham as molas tradicionais, e possuíam sua pressão regulada por 4 pequenos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Essencialmente, a suspensão a ar é o emprego de bolsas de material elastômero, usualmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em conjunto ou substituindo a suspensão mecânica natural de um automóvel. São mostradas em inúmeros formatos, dimensões e quantidades de carga.
Estas bolsas de ar podem ser infladas transportando o conjunto original a fim de compensar uma carga a mais nivelando o veículo.
No local das molas são postas essas bolsas de ar que vão fazer a regulagem de altura do automóvel. Ao conter o ar, o veículo levanta e quando o sistema é ligado de novo, o ar é jogado do interior das bolsas para o lado de fora, fazendo desta maneira com que o automóvel se rebaixe totalmente.
Porém, possui a indispensabilidade de um dispositivo que regularize a altura de rodagem. Esse equipamento chama-se válvula niveladora, que preferencialmente tem que ser eletrônica, dado que o condutor dificilmente é capaz de efetuar esta ajustagem.

PROS

 

 

    • Ajuste de altura e maneio em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!

 

    • Conservação de componentes baixos e caros e prevenção de avarias ao chassi.

 

    • Molas de ar progressivas, muito iguais às suas molas helicoidais.

 

    • Níveis ajustáveis das molas.

 

    • Altamente versátil.

 

    • Não tem outro modo de adquirir uma altura rebaixada e conservar-se funcional.

 

    • Adaptação imediata a aumento e modificação de peso.

 

    • Diminua a estatura do carro sem sacrificar a qualidade da direção.

 

    • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

 

 

CONTRAS

 

 

    • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.

 

    • O procedimento de instalação é mais complexo.

 

    • O procedimento de instalação é mais caro.

 

    • Mais componentes são precisos.

 

    • Em alguns casos são necessárias mudanças permanentes de chassi.

 

    • Já citamos que é muito caro?

 

 

Curiosidades em relação às suspensões a ar

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    1. Posso acionar a suspensão com o veículo em movimento?
      Sim, você é capaz de estar ligando a suspensão a ar com o veículo em movimento, sem complicações.

 

    1. Qual a vantagem de usar suspensão a ar?
      Se preferir por usar um sistema de suspensão a ar no seu automóvel terá muitas vantagens como: precisar se incomodar mais com lombadas, quebra molas e outras variações, uma vez que vai poder subir e descer o sistema de suspensão a todo o momento que for preciso.

 

    1. Como é recarregado o ar que a suspensão usa?
      O jeito mais prático e eficaz de se carregar o ar empregado no sistema de suspensão é empregando um compressor, que, geralmente, já acompanha o kit de suspensão a ar.

 

    1. Posso utilizar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
      Diversas pessoas tentam usar compressor de pneu na suspensão, e isto, além de produzir sérios perigos à segurança do automóvel, também compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores próprios para suspensão a ar.

 

    1. Quais veículos são capazes de receber suspensão a ar?
      A suspensão a ar pode ser utilizada em quase todos os modelos de veículos.

 

    1. As bolsas correm perigo de estourarem?
      Se o kit de suspensão a ar que você estiver usando for de primeira linha, não. Entretanto habitualmente é aconselhado levar o veículo para uma inspeção de rotina, assim você certifica-se de que tudo vai bem com seu veículo. De modo geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar demasiado tempo caso sejam realizadas as devidas conservações.

 

 

Suspensão a Rosca

Seu funcionamento acontece por intermédio de um dispositivo composto de um tubo roscado e flange, que unidos são acoplados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do automóvel, proporcionando que seja executada a regulagem de altura somente com o rosqueamento manual do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior mobilidade, e é capaz de ser esplêndida para quem pretende encarar vários tipos de regiões, dado que ela é capaz de ser regulada manualmente.
Para quem deseja tunar o carro é vantagem pôr esse kit, além de ser de valor menor que a suspensão a ar, esse kit confirma inteira segurança e estabilidade ao automóvel.

VANTAGENS

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    • Mais garantida que a suspensão a ar.

 

    • Manutenção bastante baixa.

 

    • Seguro ( dado que você não tem o risco de furar uma bolsa em uma curva)

 

    • Custo/Benefício

 

    • Facilidade de variação na altura: Em 5 minutos você abaixa ou sobe as 4 rodas

 

    • Longevidade: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

 

 

Contras

 

 

    • Recomendamos comprar novos amortecedores constantemente do comerciante da suspensão, ou descobrir em qual lugar ele adquire e conseguir do mesmo exemplar, para não mudar a compressão dos amortecedores.

 

    • Toda vez que alterar a estatura você vai sofrer uma perda no alinhamento.

 

 

Suspensão Fixa

Este tipo de suspensão é composto por um grupo com quatro amortecedores e 4 molas preparadas. Com esse modelo, o carro é capaz de ser rebaixado a uma estatura correta adequada para o veículo, proporcionando maior aconchego e equilíbrio.
É bastante utilizada por quem possui um automóvel de alta performance, com motores capacitados para alcançar grandes velocidades, visto que costumam ter necessidade de mais estabilidade e, por isso, o adequado modelo é a suspensão fixa, a qual pode ser instalada na altura ideal para o modelo e o perfil de chão que seu veículo enfrentará.

Como é constituído a modificação afinal?

modificacao-suspensao-fixa Há duas maneiras de efetivar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Esquentando ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de proibido ( já que não permitem a normalização junto ao DETRAN), esta ação é excessivamente arriscada, uma vez que alteram a armação das molas originais e crescem a chance de acidentes por rompimento;
Usando Molas Esportivas : Desenvolvidas em especial para o layout do carro por produtores de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão atendendo a legislação de trânsito, ou seja, além de seguro também evita multas e tomada do carro, já que são capazes de ser tranquilamente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é habitual constatar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais vigorosas e reforçadas para suportar intensos impactos,fortes pancadas.

Diferencial Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao falar que possuímos um automóvel com suspensão preparada, estamos falando que o automóvel é, em outras palavras, rebaixado.
Para os amantes de veículos baixos, o meio mais confiável e mais correto para alterar seu veículo é optando por suspensões, isto é, o carro trabalhará com sua altura alterada, entretanto o aconchego e a segurança persistem!
Diversas pessoas optam por rebaixar seu veículo cortando as molas da suspensão. Esse decididamente não é o jeito apropriado, uma vez que quando você corta as molas, o automóvel trabalha com a altura do amortecedor diminuída fazendo desse jeito com que aquele amortecedor não absorva impacto mas sim a mola, fazendo que fique aquele famoso veículo “Pula-Pula”.
No momento em que você trabalha com a suspensão preparada, o agrupamento mola e amortecedor já vem no tamanho adequado com o intuito de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão opere com um melhor conforto, absorvendo, de uma forma mais agradável, os choques obtidos pelo sistema de suspensão.
Por esse fundamento, quando optar por rebaixar seu automóvel, cogite em primeiro lugar fazer um serviço que garanta sua segurança e seu aconchego e que não venha trazer consequentes problemas para seu veículo.

A suspensão é igual para todos os veículos?

suspensao-veiculos-igual Cada modelo de veículo possui um modelo de suspensão e, ao todo, podemos constatar três tipos: independente, semi-independente e inteiramente dependente.

 

    • No tipo independente, cada roda conserva os impactos das irregularidades do solo sem deslocar para outra do mesmo eixo;

 

    • No semi-independente, uma parcela dos choques é movido para a outra roda;

 

    • No modelo dependente, os movimentos de uma roda são notados nas outras rodas do eixo.

 

De acordo com do modelo do automóvel, existe a possibilidade de haver dois modelos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Conheça o sistema de suspensão

 

Molas e amortecedores

Unidos, mola e amortecedores constituem a principal ação de amortecimento no que se refere à instabilidade do solo. Devido a sua flexibilidade, a mola é o componente mais eficaz para filtrar as incorreções do solo. Já o amortecedor atua em conjunto com a mola para amenizar as falhas da pista.
Por trabalharem em conjunto, no geral os dois precisam de ser verificados quando o automóvel chega aos vinte mil quilômetros rodados e trocados aos 40 mil quilômetros rodados, ou segundo a indicação de cada fornecedor.
Em certos casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a necessidade da substituição e com desempenho em bom estado. Apesar disso, com a má qualidade de boa parte das vias públicas brasileiras, quase sempre esburacadas, e rodovias de terra ou de trechos ruins, é importante que o condutor preste atenção.
É possível identificar problema nos amortecedores caso o automóvel manifeste oscilação na lataria em linha reta e com ruídos provenientes da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas podem ocorrer antes mesmo que eles comecem a afetar a estabilidade do automóvel ou fazer barulho.
Por esse propósito, sempre que for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao mecânico para ele dar uma aferida se não há vazamento ou se as hastes estão sem impurezas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante também é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como propósito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Se o condutor sentir certa irregularidade ao pegar a direção, associada a algum barulho na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante encontrem-se gastas ou com defeito, sendo necessário substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão trabalha para o bom funcionamento do braço oscilante. Isso pois, sua missão é a de auxiliar a coluna de suspensão em seu movimento, possibilitando o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, provocarão barulhos que são capazes de prestar de alarme ao condutor.

Barra estabilizadora

Esse item é incumbido na estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e curvas. Além do mais, a barra estabilizadora origina a ligação entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por intermédio de bieletas.
Estas são partes que evitam que o automóvel se apoie nas rodas ao realizar uma curva, auxiliando a controlar o equilíbrio da lataria e, por conseguinte, impedindo acidentes. Tal como os outros segmentos, a ausência de estabilidade e barulhos podem sugerir um sintoma de mau funcionamento da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – custo e conteúdo

 

Kit de suspensão comum

Imagem relacionadaO kit, que normalmente é constituído por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de alternar o preço de acordo com fabricante e distribuidora.
Em geral, o kit sai em uma média de R$ 600 reais, mas é capaz de chegar a valer mil reais de acordo com a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca inclui os itens: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), QUATRO MOLAS ESPECIAIS, QUATRO CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O preço do kit pode alternar em torno de R$600 e R$1000, variando de montadora para montadora e, inclusive, do tipo do veículo.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar contém principalmente os consecutivos utensílios: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Hoje em dia o valor de um kit de suspensão a ar ainda é bastante salgado, porém bastante gratificante. Um kit completo custa de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais básico menos o compressor custa de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não se enche de ar sozinho, e sendo assim o usuário tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Caso você planeje mudar a suspensão do seu carro, fique alerta às responsabilidades que você precisa ter antes e durante a condução do automóvel.

Alteração nas molas

Antes de exercer qualquer mudança nas molas é imprescindível compreender que os fabricantes usam softwares para o seu dimensionamento, dado que o cálculo envolve um grande número de princípios como quantia de ligações, diâmetro, comprimento, carga, grau de inclinação dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além destas condições, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão para identificar as solicitações a que essa mola vai estar subordinada e, finalmente, são indicados os tratamentos térmicos que serão administrados no decorrer do processo de construção.
Por causa disso, especialistas em suspensões não sugerem qualquer retrabalho (como é nomeada a alteração) nas molas para diminuir seu tamanho, seja o corte de certos vínculos, grampos ou inclusive aquecimento. Esse último produz um aliviamento de tensões no material e minimiza a distância entre os elos, reduzindo o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro momento, esses retrabalhos são capazes de satisfazer às expectativas dos compradores, entretanto, no médio prazo, complicações despontam: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados poderão ser os primeiros danos.
Se tiver vontade de alterar as molas, mais adequados são os kits de molas esportivas, próprias para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas garantem a diminuição da altura com certo aconchego e, especialmente, dão uma sobrevida aos outros componentes da suspensão de carro.

Deve-se evitar altas velocidades

alta-velocidade Todos sabemos que os automóveis originais de indústria passam por testes diversificados de resistência e rendimento. Aparelhos particularmente fabricados para esse fim identificam possíveis falhas de projeto e estabelecem os limites de fadiga de materiais e, no entanto, e com toda esta estrutura, os problemas aparecem.
A conjuntura fica mais delicada no momento em que o esquema original é modificado, por esse pretexto é importante não usar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola é capaz de colocá-lo em uma circunstância desagradável caso você encontre-se acima de 100 quilômetros por hora.
Existe uma responsabilidade muito grande entre quem curte realizar mudanças. A grande parcela percebe que possui carros especiais e que este fato é digno de atenção duplicada em relação aos zelos com manutenção preventiva. Dessa maneira, acabam sendo mais caprichosos do que diversas pessoas que preservam seus veículos como foram produzidos.
Eles sabem que, no menor indício de oscilação ou ruído, deve-se encostar o automóvel e realizar um exame detalhado das peças envolvidas na personalização.

Vai alterar, tem que legalizar!

Não é só mostrar vontade, cuidar do carro e conhecer a lei. Mudar o carro envolve uma burocracia. Veja logo abaixo como funciona o procedimento:

 

    1. Confira se a transformação que deseja instituir no veículo é permitida (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)

 

    1. Requeira ao delegado do Detran permissão preliminar para transformação das características originais do veículo

 

    1. De posse dessa autorização preliminar mais a nota fiscal dos serviços feitos no carro, procure um posto de verificação permitido pelo Inmetro para fazer a análise da atual suspensão

 

    1. Se seu carro for autorizado, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido pelo Inmetro

 

    1. Para terminar, é preciso levar o CVS ao Detran a fim de registrar as alterações e alterar o documento do automóvel, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), abarcando na parte de observações do documento a altura da atual suspensão, mensurada do solo ao farol do veículo.

 

Entenda que, mesmo estando com a documentação validada, a maioria das companhias de seguro não cobre os sinistros de carros rebaixados. Mais um motivo para “pegar leve”.
Presume fazer outras variações no carro? É válido dar uma olhada nas resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 que tratam especificadamente das alternâncias.

O QUE ASSEGURA A LEI sobre a suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada no ano de 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, a qual reprovava o uso de suspensões com ajuste de estatura, bastante por causa dos caminhoneiros os quais rebaixavam as suspensões dianteiras do caminhão a fim de ficarem com o estilo chamado de “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que ficou acordado foi que para os automóveis que tiverem modificação na suspensão, deve existir parecer no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) indicando a nova altura do automóvel, medida do solo ao ponto do farol baixo (original) do automóvel.
Inclusive constam as exceções de que:

 

    • Os automóveis têm que ter peso bruto total de até três toneladas e meia;

 

    • A altura mínima de rodagem (medida do solo até o ponto mais baixo do chassi) necessita de ser de 10cm;

 

    • O agrupamento de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma parte da carroceria ao longo do esterçamento.

 

Mesmo com a mudança do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi modificado e proíbe:

 

    • Uso de rodas ou pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo;

 

    • Aumento ou diminuição do diâmetro externo do grupo pneu/roda;

 

    • Mudança das propriedades originais das molas do automóvel, inserção, exceção ou modificação de equipamentos da suspensão.

 

 

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como abordado previamente nesse texto, ainda que seja uma atividade comum, rebaixar o veículo requer uma sucessão de responsabilidades para executar a modificação obedecendo a legislação e manter a segurança.
Levando em conta os prós e perdas de cada uma das probabilidades de uso, as molas esportivas são as mais aconselhadas, dado que possuem o menor custo entre as alternativas que são capazes de ser legalizadas e possuem fabricação com as propriedades distintas para o modelo do veículo, o que assegura segurança para você e seu veículo.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no quesito de suspensões. A empresa fornece muitos tipos de kits dependendo da necessidade de instalação do seu carro.
Entre seus itens de suspensão a ar, podemos achar:

 

    • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides

 

    • Bolsas de Ar

 

    • Compressores

 

    • Controladores

 

    • Filtro de Ar

 

    • Grife e Utensílios

 

    • Mangueira/Conexões

 

    • Manômetros

 

    • Extremidade de Eixo

 

    • Proteção Elétrica

 

    • Reservatorio de Ar

 

    • Base de Cilindro

 

    • Alvará e Atualizações

 

Você é capaz de adentrar em contato com a Castor no endereço, por meio do telefone e whatsapp e/ou através site da loja.

Veja dicas para escolher a suspensão de carro

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