Inúmeras pessoas se dizem conhecedoras de carros, porém há determinadas informações que, vez ou outra, são transmitidas de maneira equivocada ou inacabada, fazendo com que nosso conhecimento acerca do automóvel seja mais mito do que verdade! Observe aqui certas curiosidades e informações interessantes sobre os carros que reservamos para você:

Você sabe tudo a respeito do câmbio automático?

Marchas corretas: As nomeações das marchas são distintas. Em vez de 1ª a 5ª, como na grande parcela dos automóveis, você verá D, P, N… Essas siglas podem mudar de um modelo para o outro.
Esqueça o pé canhoto: É crucial esquecer o pé canhoto no momento de dirigir. Na falta de embreagem, é fácil confundir e apertar o freio com o pé canhoto.Isso é um grande engano.
Preservação especial: Carros que possuem câmbio automático possuem uma manutenção diferente dos tutorias. O encargo maior é em relação à substituição do óleo da caixa, que utiliza um lubrificante do tipo ATF.
Combustível: Sim, veículo com câmbio automático consome maior quantidade de combustível em comparação com o mesmo modelo com câmbio manual.
Reboque: Se for preciso rebocar seu carro, tenha cuidado. O sugerido é rebocar automóveis com câmbio automático em reboques de modelo plataforma.

Motorista deve sempre evitar usar diferentes marcas de pneus

curiosidades-carros Você já deve ter passado pela inoportuna situação de ter um pneu furado e precisar comprar outro para pôr no lugar. Ao ver os preços, resolveu colocar um de valor mais em conta e de marca diferente da sua com o intuito de economizar.
Fique atento, essa prática é capaz de mudar o desempenho aerodinâmico do veículo. Cada marca tem um padrão de pneu e cada pneu tem diferença com relação ao seu desenho e construção e fazem com que seu comportamento seja diferente.
O emprego de pneus diferentes no veículo resulta em desestabilizar o todo, interferindo no comportamento e na dirigibilidade. A diferença de gasto ou desenho entre os pneus tem condição de gerar diferenças de tração e frenagem. Por conta disso, empregar marcas diferentes de pneus é extremamente prejudicial para o carro.

Veículo consome o mesmo com tanque completo ou vazio

Você já deve ter ouvido falar (ou teve a sensação) de que o carro gasta mais combustível a partir do momento em que está com o tanque abaixo do meio. Mas será que isso faz sentido?
A impressão de que a gasolina é mais consumida do meio do reservatório para baixo é só uma sensação. Já que o tanque de gasolina é irregular. E, também, pois a associação entre o mostrador do gasto de combustível e o tanque não é perfeitamente exata.
É apenas um mito que os carros de hoje em dia apresentem desigualdade no gasto de gasolina. Existe também a intervenção do clima com relação ao dispêndio.
Dependendo da umidade e da densidade do ar, é possivel ocorrer uma pequena oscilação do gasto de combustível. Em vista disso, os automóveis atualmente efetuam a mesma média de consumo com o reservatório completo ou próximo do mínimo.

Cintos para animais domésticos levam proteção, além de evitar penalidades

A condução de animais na parte de fora do veículo é tida como descumprimento grave. Além de contabilizar cinco pontos à carteira, o motorista arca com a multa de R$ 127,69 e será capaz de ter o veículo recluso até que a situação esteja regular.
Diante do impasse, foram elaboradas certas sugestões:

Caixa

A instalação de uma caixa deve ser efetivada pela parte interna do carro, preferencialmente pela parte posterior. Esta caixa deve manter-se bem atada ao automóvel, de forma que não tenha folga nenhuma. O animal é transportado no interior dela.

Cinto específico

Ele consiste em fitas que se adéquam ao corpo do animal. Essas fitas são ligadas ao engate do cinto de segurança. O cinto próprio é tomado como o equipamento de segurança mais seguro para o transporte de animais de estimação.

Fique por dentro dos benefícios da direção eletrohidráulica

Cada vez mais presente nos carros, esse equipamento oferece conforto e economia de combustível, além de não roubar potência do motor. O sistema tem ganhado a preferência das montadoras por tornar a dirigibilidade mais confortável do que a direção hidráulica, permitir maior variação na assistência da direção conforme a aceleração e, o mais importante, por não roubar potência do motor e, desse modo, reduzir seu consumo de combustível. A capacidade energética chega a ser até 85% maior. Por não necessitar de força do motor, a direção elétrica é indicada aos carros de baixa potência. O descomunal esforço para virar o volante em manobras vai deixar de existir. A instalação não é difícil e fica em torno de R$ 1.500.

Teto solar aberto pode aumentar o gasto nas rodovias

teto-solar-consumo A sensação pode ser prazerosa, entretanto conduzir com o teto solar aberto na rodovia vai resultar em aumento do consumo de combustível no término da viagem. Não há cálculos de quanto vai custar, porque varia de carro para carro e conforme o padrão de motorista, porém o fato é que esta comodidade vai custar mais no bolso. O teto solar ocasiona algumas reduções de atuação no carro. O carro será conduzido melhor com os vidros completamente fechados, entretanto esta pequena diferença poderá ser constatada apenas pela velocidade final. Com o teto aberto, a concentração de massa pela parte superior da carroceria será superior e, assim, reduzirá a aerodinâmica do veículo gastando uma quantidade maior de combustível.

Computador específico ajuda a identificar defeitos do automóvel

Com a intenção de agilizar o diagnóstico, a Volkswagen tem em sua assistência especializada o suporte do computador VAS, um magnífico dispositivo utilizado pela empresa desde 2002 e que está em constante evolução.
Na ocasião em que o automóvel chega a uma concessionária, o VAS se comunica com o carro por meio de um aparelho conectado a um plug (no geral debaixo do painel) com interação via bluetooth.
Ele faz um relatório e mostra de forma precisa ao técnico, na tela do computador, onde encontra-se o defeito.
É mostrado ainda como consertá-la, indicando quais testes a serem realizados e peças que precisam de ser trocadas.
A diferença dos scanners simples utilizados geralmente nas oficinas é que o VAS reconhece os defeitos e identifica a correção, ao passo que os scanners indicam apenas os códigos de erros.

Sensores substituem atividades do motorista no carro

Do sensor de chuva ao sensor de fadiga, veja mais em relação aos produtos mais avançados que vêm tomando as ruas a fim de oferecer um melhor conforto e proteção ao condutor:
Sensor de chuva – Este sensor fica posicionado na parte de cima do para-brisas da parte dianteira, caso chova, ele aciona os limpadores e, inclusive, controla a aceleração.
Sensor crepuscular – É um sistema automotivo o qual percebe as diferenças de brilho do lugar e prepara a adaptação do veículo ligando ou apagando o farol.
Sensor de Fadiga – Este aparelho faz uma análise no estilo de dirigir do motorista no princípio da viagem. Caso seja constatada a exaustão, um aviso sonoro é realizado com o aviso de risco.
Park Assist – O botão ativa os sensores os quais determinam o espaço e a manobra necessária para estacionar.

Veja algumas curiosidades a respeito dos carros

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