Dirigir um automóvel sem que você possua garantia do quão bom ele está é uma situação bem incômoda, não é mesmo? A fim de auxiliar você, reservamos algumas informações para que você possa ficar ligado na manutenção preventiva e corretiva e da importância da conservação do seu veículo!

Calibragem de maneira errônea provoca gastos além do devido ao condutor

Para o condutor, o maior problema dos pneus descalibrados é a perda de equilíbrio e trepidações no volante. Para o carro, a baixa quantidade de pressão causa desgaste prematuro de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Além do mais, há o consumo exagerado do combustível. Contudo não é apenas a baixa pressão que gera problemas nos pneus. Encher além do que é definido é mais um descuido.
Pressão exagerada causa o desgaste intenso da banda de rolamento e danos ao alinhamento do automóvel.
Outra sugestão valiosa é jamais calibrar os pneus depois de um extenso trajeto.
A alta temperatura faz com que eles se dilatem, dessa maneira não mostrando o número real da pressão do interior da borracha.
A calibração necessita de ser efetuada a cada semana ou, somente, quinzenalmente.

Problemas no freio? Descubra meios eficazes para determinar isso!

1 – Espessura Há um objeto de atrito das pastilhas com o disco de freio, o tamanho desse material não pode ser menor que 3 milímetros.
Oficinas especializadas em freios conseguem fazer esta mensuração e apuram se está abaixo do indicado.
2 – Duração da frenagem Se o automóvel está apresentando menor eficiência no momento da frenagem ou parando em tempo superior ao normal, o sugerido é verificar as pastilhas.
3 – Pedal Fundo O ideal é que o pedal de frio desça até a metade e posteriormente dar a impressão de que se chocou com algo sólido. Caso o pedal esteja afundando mais que o normal procure uma assistência técnica.
4 – Painel de luz Determinados automóveis dispõem de uma luz no painel a qual sempre acende quando a pastilha encontra-se desgastada. Na ocasião dela acender, evidentemente está no momento de alterar as pastilhas de freio.

Tamanho dos pneus impacta diretamente na direção

manutencao-carro Todo pneu conta com referências localizadas nas partes laterais as quais estão associadas as medidas de largura, as medidas do aro, o limite de peso suportado, dentre outros.
Todos esses fatores impactam diretamente nas características de condução do seu carro. Um pneu mais grosso será mais duro, isto é, mais firme.
Esse tipo de pneu é o ideal para veículos pesados e do mesmo modo para os que apresentam maiores torque e potência. A largura e consequentemente a dureza dos pneus previnem a perda de tração durante a condução. É necessário atenção quando trocar os pneus do seu carro.
Visto que medidas exageradas podem causar bastante desvantagem na condução do seu carro. Os fabricantes fornecem os padrões dos pneus os quais devem ser usados no seu automóvel, para garantir uma melhor experiência para você dirigir.

Amortecedor desgastado, motorista EXAUSTO!

amortecedor-carro Na maioria das vezes, a importância necessária não é dada ao amortecedor do carro por ele não mostrar-se tão evidente. Mas, devemos lembrar que é por conta dele que temos segurança e maior comodidade dentro dos nossos veículos. De acordo com uma pesquisa feita pela Monroe, o gasto do amortecedor interfere totalmente no esgotamento do motorista, onde um amortecedor com apenas 50% de eficiência consegue aumentar em 26% o cansaço do motorista. Além da fadiga, os testes da Monroe afirmaram que o estado ruim dos amortecedores, influencia ainda ao longo da frenagem, onde é capaz de atingir uma marca maior de dois metros e meio na frenagem. Assim, contamos com uma elevação relevante nas possibilidades da ocorrência de um acidente. Por consequência, é demasiadamente importante que você realize uma revisão nos amortecedores do automóvel a cada 10 mil km dirigidos.

Perceba quais são os principais sinais de avaria em um amortecedor

Travagem: O ato de dirigir o seu carro com o sistema de amortecimento avariado aumenta a distância de travamento do seu veículo.
A iluminação do automóvel: No momento em que os amortecedores não encontram-se em condições boas, os faróis da parte da frente oscilam e não clareiam a via pública de uma forma uniforme.
Os pneus: os amortecedores, no momento em que se encontram gastos, aumentam a deterioração dos pneus e impedem que esses se adiram de uma maneira ideal ao asfalto.
Desempenho no percurso: Na ocasião em que percebe que o seu automóvel começa a “zarpar” em uma curva, ou que vibra nas situações em que se depara com uma ventania mais intensa.
A direção do veículo: a partir do momento que a condução do veículo permanece fora de alinhamento logo após o motorista realizar uma curva. O volante fica com dificuldade no momento de retornar para a sua posição de origem e o motorista é “obrigado” a realizar o alinhamento das rodas do carro.

Veja como identificar se o amortecedor do carro se encontra estourado

De crucial relevância para a movimentação dos veículos, os amortecedores funcionam para essencialmente conservar os pneus em atrito com o solo e auxilia na absorção dos impactos sofridos pela carroceria nas vias repleta de buracos das cidades grandes.
Os principais efeitos de um amortecedor estourado são:- Pouca resposta da direção, rigidez ou ruído em grande quantidade;
– Vazamento frequente de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor amassado ou avariado;
– Inclinação excessiva ou variabilidade durante a freada;
– Solavancos ou reclinação toda vez que muda de faixa;
– Desgaste de maneira disforme do pneu;
– Direção demasiadamente rígida, irregular ou instável;
Fique atento se o seu automóvel possui alguns desses sintomas. No caso de apresentar, procure o mais rápido que puder uma oficina e realize a troca das peças.

Saiba quatro dicas para não errar com o óleo do veículo

1 – Troca de óleo

Ela será efetuada quando atingir o período recomendado pelo fabricante. Tal informação é bastante evidente no manual do proprietário. Caso você não saiba, veja o manual de instruções.

2 – Nivelar a quantidade de óleo

Com o uso do carro, o óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Dessa maneira, enquanto não chegar a hora da troca do óleo, vá completando a quantidade. Isso não é errado.

3 – Sistema de filtragem de óleo

Quando levar o veículo para trocar o óleo, troque também o filtro de óleo. Este procedimento garante que seu motor fique mais limpo.

4 – Óleo escuro

Esqueça aquele papo de que óleo escuro é sinônimo de velho. Nada disso, se está preto é sinal que está sendo utilizado corretamente. O que deve ser observado são os prazos de troca que constam no manual do proprietário.

Falhas na mecânica ocasionam dificuldades no momento da troca de marchas

Em algumas ocasiões, a dificuldade no engate das marchas é um defeito mecânico, observe:
Cabo de embreagem – O principal sinal do cabo de embreagem com problema é a partir do momento que o pedal fica rígido.
Fluido de embreagem – Nos automóveis que têm sistema hidráulico de embreagem, é indispensável realizar a averiguação do fluido e seguir a recomendação do fabricante em relação a trocas.
Estrias do disco – A ausência de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto causa interferência no deslocamento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica comprometida a partir do momento que uma ou mais chapas tangenciais estão deformadas. Rolagem do eixo piloto – Na ocasião em que está danificado, ruídos são provocados na ocasião em que é ativada a embreagem e ao arrancar com o automóvel.
Óleo na caixa – Se não for trocado de acordo com as especificações, a caixa pode ocasionar barulhos e desgaste demasiado em suas engrenagens.

Catalisador com defeito aumenta consumo de combustível

O catalisador é o componente central do veículo responsável pela diminuição de poluentes no meio ambiente. Além de ser exigido por lei, ele é primordial para o bom funcionamento do motor.
Em casos de funcionamento anormal, o veículo sofrerá com aumento no gasto de combustível. A melhor forma de preservar o catalisador é efetuar muito bem a assistência preventiva.
Motor desregulado, velas com sujeira e injetores de combustíveis com mau funcionamento encontram-se entre os grandes vilões do catalisador.
O uso habitual de combustível com adulteração também pode danificar o item. Caso o catalisador esteja com mau funcionamento, o condutor pode notar os impactos, além do consumo em excesso.
Os mais frequentes são: aceleramento lento, arranque custoso e queda na potência em velocidades perto de 80 km/h.

Combustível Alterado É capaz de Obrigar Lavagem no Tanque

Abastecer com gasolina misteriosa tem a possibilidade de obrigar a lavagem do tanque. Em carros produzidos antes do ano 2000, a lavagem era demasiadamente recomendada.
Hoje em dia, caso o combustível usado seja de uma ótima qualidade, não tem precisão de realizar a limpeza do tanque.
Se acontecer de você usar combustível de origem questionável e constate alguns inconvenientes no veículo, busque ajuda de um profissional para lavar o reservatório.
A impureza depositada no tanque tem possibilidade de ir junto com o combustível para o motor e afetar os demais componentes. O mais costumeiro é gasolina com grande quantidade de álcool, o qual possivelmente causa graves avarias a veículos que não são flex, no entanto também existe mistura com substâncias proibidas, além de etanol e diesel com grande quantidade de impurezas.

Cuidados com a embreagem evitam o desgaste rápido

cuidados-com-carro – Tente não deixar o carro engrenado no momento em que estiver parado.- Não repouse o pé sobre o pedal da embreagem. Tal prática afasta o platô do disco e gera o lixamento do disco.
– Não arranque com o carro engrenado em segunda marcha. Priorize sempre a primeira marcha ao começar o deslocamento e assim por diante.- Quando variar a velocidade, troque de marcha progressivamente, regularmente e em conformidade com as rotações do motor.
– Ajuste a sincronização em soltar a embreagem e acelerar o carro ao arrancar. Uma vez que acelera demais e solta pouco a embreagem, ocorre a famosa “queimada da caixa de embreagem”.
– Caso o automóvel esteja num lugar inclinado, em uma rampa, por exemplo, nunca use a embreagem/acelerador para conservar o veículo parado. Recorra ao freio de mão para essa finalidade.

Manutenção do automóvel é importante

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